sábado, 4 de janeiro de 2014

Como produzir energia elétrica com limões

A fim de montar uma bateria com um limão, a primeira dica é apertar de leve a fruta e rolá-la um pouco sobre uma mesa, mas sem partir a casca. O intuito é conseguir um pouco de suco dentro da fruta, portanto, não o vaze.

Coloque o prego no limão sem que este atravesse a fruta, mantendo uma pequena parte dele para fora. Para colocar a moeda, você precisa fazer um pequeno buraco que irá comportá-la. Neste caso, use uma faca, sempre com cuidado para não se cortar. O prego e a moeda não podem se tocar.

Área 42: como produzir energia elétrica com limões [vídeo]


Para a nossa experiência, utilizamos pregos e moedas, mas caso você use fios de zinco e/ou de cobre, enrole-os no dedo (três voltas devem ser suficientes) antes de colocá-los na fruta. Esse modo de preparação ajuda a obter mais energia da fruta. Coloque-os de maneira que não se toquem.
A estrutura básica da bateria está pronta. Então, com um multímetro, observe a voltagem obtida. Lembre-se de que o cobre é o metal positivo e o zinco, o negativo. Dificilmente um limão vai conseguir acender uma lâmpada pequena, então muito provavelmente você precisará preparar mais uma bateria.
Quando é utilizada mais de uma bateria, é necessário ligá-las em série. Então você deve conectar o prego (zinco) de uma à moeda (cobre) de outra com um fio, e por aí vai até completar o circuito. O prego e a moeda que sobram devem ser conectadas ao que se pretende ligar; no nosso caso; o LED.
Foi o que fizemos. Três limões amarelos geraram algo em torno de 3 volts, portanto, ligamos tudo em série e acendemos nosso LED. Fizemos o mesmo com três limões verdes, os quais geraram a mesma quantidade de energia e também acenderam a luz.

Área 42: como produzir energia elétrica com limões [vídeo]

Alguns limões são mais ácidos que outros, por isso, conduzem eletricidade melhor. Logo, se você não conseguir acender o LED em um primeiro momento, experimente outros limões e outras frutas.
Testamos também uma batata, também bastante utilizada neste experimento. A quantidade de energia obtida foi a mesma dos limões, logo, três batatas também foram o suficiente para acender o LED.

Área 42: como produzir energia elétrica com limões [vídeo]

Explicação

O que fizemos foi uma bateria voltaica, ou seja, que transforma energia química em energia elétrica, seguindo o mesmo princípio das baterias básicas. Os dois metais utilizados (cobre e zinco) são os eletrodos, ou seja, as partes pelas quais a corrente elétrica entra ou sai da bateria.
Tais eletrodos foram colocados em contato com o eletrólito, ou seja, uma solução capaz de conduzir eletricidade. A dissolução dos ácidos do limão na água contida naturalmente na própria fruta gera íons positivos e negativos, e estes são capazes de conduzir eletricidade em meio a um líquido. As frutas cítricas são boas para esta experiência porque têm ácido cítrico. Já a batata funciona graças ao ácido fosfórico que ela contém. 

Esperamos ter divertido você com essa simples experiência, se gostaram, por favor recomende-nos para o Google usando o botão ( +1 ), faça sua bateria e relate suas descobertas nos comentários !


Área 42: como produzir energia elétrica com limões [vídeo]





Nenhum comentário:

Postar um comentário